Tesouro direto: saiba mais sobre esse tipo de investimento
Olá, investidores de plantão e amantes do mundo financeiro! Preparem-se para um longo passeio pelo universo do Tesouro Direto.
Então, se você estava procurando um lugar para desvendar os mistérios deste tipo de investimento, pode colocar um sorriso no rosto: você acaba de encontrar o artigo certo.
O que é Tesouro Direto?
Antes de mais nada, vamos começar do início. O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional do Brasil, implementado no início dos anos 2002, para venda de títulos públicos para pessoas físicas pela internet.
Agora, eu sei o que você pode estar pensando: “Títulos públicos? Isso soa como grego para mim”. Calma, vamos simplificar.
Imagine que o governo é um grande empreendedor que precisa de dinheiro para financiar seus projetos, como a construção de escolas, estradas, hospitais etc.
Como nem sempre tem todo o dinheiro necessário, ele emite esses títulos, que nada mais são do que uma espécie de empréstimo que você faz ao governo.
Em troca desse empréstimo, o governo promete te pagar o valor emprestado mais uma taxa de juros após um determinado período.
Por que investir no Tesouro Direto?
Ótima pergunta! Existem várias razões pelas quais o Tesouro Direto pode ser um bom investimento para você.
Segurança
Como você está emprestando dinheiro para o governo, o risco de default (ou seja, de o governo não te pagar de volta) é extremamente baixo. De fato, o Tesouro Direto é considerado um dos investimentos mais seguros do Brasil.
Acessibilidade
Com apenas R$30, você já pode começar a investir no Tesouro Direto. Isso mesmo, você não precisa ser milionário para investir nesse tipo de ativo.
Variedade
Existem diferentes tipos de títulos públicos disponíveis, cada um com suas características e adequado para diferentes objetivos financeiros.
Desde aqueles que desejam guardar dinheiro para a aposentadoria até aqueles que querem investir a curto prazo.
Tipos de títulos do Tesouro Direto
Existem três tipos principais de títulos do Tesouro Direto: prefixados, pós-fixados e híbridos. Vamos dar uma olhada mais de perto em cada um deles.
Tesouro Prefixado
Nesse tipo de título, você sabe exatamente quanto vai receber no vencimento do título, pois a taxa de juros é definida no momento da compra. É ideal para quem quer saber exatamente quanto vai receber no futuro.
Tesouro Selic (pós-fixado)
O rendimento deste título acompanha a taxa Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira.
Portanto, se a Selic sobe, a rentabilidade do título sobe junto. É um título indicado para quem quer uma opção segura e com liquidez diária.
Tesouro IPCA+ (híbrido)
Este é um título bem interessante. Ele paga a inflação do período (medida pelo IPCA) mais uma taxa de juros definida na hora da compra.
É uma opção atraente para quem quer manter o poder de compra do dinheiro ao longo do tempo e ainda ter uma rentabilidade real.
Como investir no Tesouro Direto?
Investir no Tesouro Direto é uma tarefa bastante simples e acessível. Acompanhe o passo a passo que preparamos para você.
Passo 1: Cadastro em uma corretora de valores
O primeiro passo é escolher uma corretora de valores, que vai intermediar as suas transações com o Tesouro Direto.
Existem diversas corretoras no mercado, então pesquise, compare as taxas e escolha aquela que melhor atende às suas necessidades.
Para abrir a sua conta, normalmente, é preciso fornecer algumas informações pessoais e enviar cópias digitalizadas de seus documentos.
Passo 2: Acessar a plataforma do Tesouro Direto
Depois de abrir a sua conta na corretora, é hora de acessar a plataforma do Tesouro Direto.
Isso pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo da corretora. No site do Tesouro Direto, você precisará fornecer seus dados pessoais para completar o cadastro.
Passo 3: Estudar os diferentes títulos
Existem diferentes tipos de títulos do Tesouro Direto disponíveis para compra. Como explicado anteriormente, cada um tem suas características e é adequado para diferentes objetivos financeiros.
Então, é importante entender bem cada um deles para fazer a melhor escolha.
Passo 4: Comprar o título
Depois de escolher o título que mais se encaixa no seu perfil, é hora de fazer a compra.
Na plataforma do Tesouro Direto, você verá a lista de títulos disponíveis.
Basta selecionar o que deseja e clicar em “Comprar”. Em seguida, você vai definir a quantidade de títulos que deseja adquirir e confirmar a compra.
Passo 5: Acompanhamento
Após a confirmação da compra, o título adquirido será registrado e estará disponível para acompanhamento no extrato da sua conta na corretora e também no site do Tesouro Direto.
Passo 6: Venda ou vencimento do título
Você pode vender o seu título a qualquer momento, por meio da plataforma do Tesouro Direto. No entanto, é importante lembrar que o valor de venda do título pode ser maior ou menor do que o valor de compra, dependendo das condições de mercado.
Caso contrário, se você não vender o título, ele será automaticamente resgatado no vencimento, e o valor será depositado na sua conta na corretora.
Conclusão
Investir no Tesouro Direto pode ser uma opção bastante interessante para quem busca diversificar a carteira de investimentos, proteger seu dinheiro contra a inflação e ainda obter um bom rendimento.
Lembre-se, contudo, que todo investimento tem riscos e é importante estudar e entender bem antes de investir. E, claro, procure sempre a ajuda de profissionais da área financeira se tiver dúvidas.
Esperamos que você tenha gostado desse nosso bate-papo descontraído sobre o Tesouro Direto. Agora, é com você: preparado para se tornar um investidor desse universo? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência com a gente!
Publicado em: 9 de junho de 2023

Lucas Moreira
Lucas Moreira é formado em Administração de Empresas pela faculdade do Rio Grande do Sul. Após uma longa jornada no mercado corporativo como Analista Financeiro, decidiu compartilhar sobre sua paixão que é o mundo das Finanças e criou o blog Notícias Financeiras Online. Além de conteúdo sobre Finanças, Lucas não economiza quando o assunto é compartilhar conteúdo de qualidade, sua missão é servir e contribuir com informação útil ao próximo.
2 Comentários